12 de outubro de 2011

Cuidado com a poluição visual de seu blog


Devemos tomar muito cuidado com a polução visual dentro de nosso blog. Além de ser inconveniente para seus leitores, que terão dificuldades em encontrar o conteúdo que procuram, fará com que sua página demore cada vez mais para carregar. 
Quando falo em poluir, me refiro a fazer propaganda de vários produtos que muitas vezes tem pouco ou nada a ver com o conteúdo que você está trabalhando. 
Essa propaganda é feita através de banners, por exemplo. Todos esses anúncios acabam se acumulando e causando uma poluição muito desconfortável para seus visitantes! 
Também há o problema das janelas popup, que as pessoas colocam para carregar já na abertura do blog. O recomendável é que estas janelas apareçam pelo menos depois de 1 minuto do carregamento do blog, de forma que o visitante nesse meio tempo já tenha conseguido se orientar pelo conteúdo.
O caso da Sidebar ( barra lateral )também deve ser observado. Muitos desses banners às vezes nem são tão relevantes ou indispensáveis e só servem mesmo para atrasar o carregamento da página. É recomendável que você coloque em outra página ou mesmo em outra postagem, aqueles produtos que você recomenda a seus visitantes, facilitando assim tanto para o dono do blog como para o visitante. O ideal é que essa barra esteja bem enxuta, apenas com os menus e os produtos "carro-chefe" com que você trabalha. Ou seja: somente o indispensável. Use sempre o bom senso! 
No caso do tema, escolha um tema bonito, simples e fácil de navegar. O tema não deve tirar a atenção do conteúdo. Procuramos conteúdo dentro de um blog quando o visitamos, e não design ou layouts de primeira. Claro que são detalhes importantes mas são secundários. O importante é que o visitante encontre de fato o conteúdo, de maneira prática e simplificada.
Outro detalhe é o número de posts na página principal. Seria interessante colocar no máximo entre 12 a 15 posts, e todas com a ferramenta expansão de postagem, o famoso "leia mais" ou "continue lendo". Essa é uma ferramenta disponível facilmente tanto no blogspot, quanto no wordpress. Quem tiver dúvidas sobre essa ferramenta, por favor deixe um comentário.
Por último e não menos importante, evite banners piscando. Com certeza estes chamam muito maisa atenção do que outros, porém, como já falamos, a atenção deve estar no conteúdo. Imagine que o visitante quando entra em seu blog, está entrando como em uma biblioteca, onde ele precisa de silêncio e concentração, e não de barulho ou de pessoas chamando à sua atenção. O visitante que gostar de seu conteúdo certamente dará uma olhada nos produtos que você indica e recomenda, pois sabe que é a partir destes que ele conseguiu parte do conhecimento de que dispõe no seu blog.
Se prestarmos atenção nestes pequenos detalhes, facilitando a vida de nossos leitores, a navegabilidade destes ficará bastante agradecida,e é assim que se fideliza os leitores de um blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário