19 de novembro de 2010

Google lança livro interativo para ensinar a todos sobre a Web


 Em uma tentativa de ensinar ao usuário comum sobre os fundamentos da internet e dos navegadores, o Google lançou um livro nterativo (ou ebook digital), que explica conceitos como, TCP / HTML, browser e suas extensões, IP e malwares.
Num livro curto chamado “20 Coisas que eu aprendi sobre navegadores e Web” trouxe uma explicação passo a passo sobre a web e como ela funciona. Ele foi criado pela mesma equipe do Google Chrome  usando HTML5, mas também possui uma grande quantidade de ilustrações inteligentes feitas pelo premiado ilustrador de livros infantis, o alemão Christoph Niemann.
O foco do livro é sobre 19 tópicos diferentes (e outras observações). Começa com a pergunta "O que é a Internet? "E depois mergulha em linguagem computacional, aplicações web, linguagens de programação web, navegadores, privacidade, segurança e código aberto.
Enquanto os internautas mais ativos podem muito bem já estar familiarizados com esses conceitos da web (e outros mais), o Google percebe que a maioria das pessoas não tem nenhuma noção sobre a função de um navegador ou sobre o que o HTML5 realmente é. Isso foi exemplificado no ano passado, quando o Google foi às ruas e perguntou às pessoas: "O que é um navegador?" Menos de 8% das pessoas que responderam deram uma resposta correta.
Com “20 Coisas que eu aprendi sobre navegadores e Web” (disponível em 20thingsIlearned.com e por enquanto apenas em inglês), o Google pode levar esses usuários a um site que irá ensiná-los sobre esses princípios básicos. Embora não seja uma solução perfeita (nós suspeitamos que o livro é muito longo para muitos em nossa sociedade com deficiência de atenção), é definitivamente algo que podemos mostrar  a nossos amigos e familiares quando surgir na versão em português.
O que você acha do novo livro do Google na Internet?
Veja algumas imagens:

Fonte: Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário