17 de outubro de 2011

Como fazer uma Estratégia de Monetização

Sugere-se que sejam estruturados no papel todos os passos que vai seguir para monetizar o seu blog. Esse é o chamado Mapa principal de monetização (MPM). Esse MPM posteriormente será aplicado ao seu blog cobrindo as seguintes questões:

  • Quais são as fontes de monetização disponíveis ou que serão utilizadas?

  • Quais serão as ferramentas que vão linkar essas fontes de monetização?

  • Como elas ferramentas irão se interligar?

Fontes de monetização

As fontes de monetização que podem ser usadas em um blog são muitas, mas entre as principais e mais lucrativas estão:

Links de afiliados de cursos, site de membros ou outros produtos relacionados ao assunto trabalhado no seu blog. Exemplos:
SGDA (Sistema Ganhar Dinheiro Agora): Por cada venda do treinamento SGDA, o afiliado recebe R$50.
Revenda de hospedagem: Os servidores de hospedagem pagam uma porcentagem pela indicação do seu host.
Programa de Afiliados de lojas: MercadoLivre e Submarino são exemplos de lojas com programas de afiliados que pagam até 10% por venda de produto divulgado pelos afiliados.

Vender Infoprodutos – Infoprodutos são Produtos Digitais (apostilas e manuais em PDF, Cursos Online, arquivos executáveis ou scripts para páginas de internet). Podem ser criados por você mesmo (se você puder ensinar algo às pessoas ou oferecer algum treinamento), ou então comprados de outras pessoas para depois serem revendidos.

Publicidade – Vender espaço de propaganda no seu blog (já é uma opção avançada, pois precisa que a quantidade de visitas do seu site/blog seja muito elevada).

Adsense - Também precisa de ter muitas visitas, mas essas visitas geram infinitamente mais dinheiro nas outras opções de monetização já listadas.

Ferramentas de linkagem
 São principalmente as redes sociais, ou seja, lugares onde há interatividade entre as pessoas, e onde você pode divulgar o conteúdo do seu blog. Os maiores exemplos são o Youtube, Facebook e Twitter. Também existem os sites de artigos (Artigonal, Artigos.com, webartigos), e os agregadores de blog, que são sites onde os blogueiros podem divulgar seus posts, pois são uma fonte de tráfego gratuita e crescente (colmeia, ocioso, linkdopinguim, linkk, dihitt).

Como essas ferramentas se interligam
Essas ferramentas podem se interligar de várias formas, como por exemplo: 

  • Toda vez que escreve um post, Compartilha ele no twitter e automaticamente no facebook.
  • Toda vez que coloca um vídeo no youtube, compartilha também no twitter e em seguida no facebook.
  • Toda vez que escrever um artigo novo num site de artigos, divulgue no twitter e no facebook.

  • Quando escrever uma nova postagem no seu blog, divulgue-o nos agregadores de blog para que estes possam atrair visitantes interessados na sua postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário