22 de agosto de 2011

Como cultivar a beleza interior?

O cuidado de seu aspecto externo é importantíssimo. "Três décimos da boa aparência se deve à Natureza e sete décimos vêm das roupas", afirmam os chineses. Mas o cultivo da beleza interior é imprescindível.

Sócrates disse: "Ah, Deus, peço-te que me faças bonito por dentro!" E o poeta Davi orou: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável." Salmo 51:10.
A beleza interior influencia positivamente a aparência, tornando-a magnética. Por isso, bondade, humildade, cortesia, honestidade, calma, sensibilidade, pureza, sinceridade e responsabilidade são ingredientes insubstituíveis em qualquer receita para ser atraente e fazer amigos.
Certo rei apaixonou-se pela filha de um de seus súditos e queria torná-la rainha. Mas, quando esta foi levada diante dele, seu rosto expressava tanta crueldade e arrogância que a jovem não demonstrou nenhum interesse em sua proposta. Frustrado, chamou os sábios de sua corte e ordenou que descobrissem um meio para que a conquistasse.
-- Faremos uma "máscara mágica" para vossa majestade, disseram os sábios. Nela gravaremos as qualidades da bondade, da gentileza e da humildade, que a vossa eleita vai admirar. Enquanto vossa majestade usar a mascara, ninguém verá vosso verdadeiro caráter. Porém, vossa majestade deve manter na mente todas as qualidades estampadas na máscara: bondade, gentileza e humildade. Pensamentos contrários a estes destruirão a máscara mágica, e vosso desejo não se realizará.
Os sábios ludibriaram o monarca, é claro. Mas o resultado foi positivo. Alguns dias depois, quando a moça foi novamente trazida à presença do rei e viu a espantosa mudança que havia ocorrido nele, ficou surpresa. Ele a cortejou com bondade, gentileza e humildade. E logo conquistou seu coração.
No próximo post veremos como podemos conversar agradávelmente.

Artigo retirado do Guia de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, livro que está contido dentro dos brindes de quem adquire o SGDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário